sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Limites

Foto: Daniel Protzner
Foto: Bruno Moreno
Foto: Artênius Daniel

Fotógrafos e pesquisadores percorreram os 200 quilômetros da fronteira urbanizada de BH com outros municípios e encontraram confusões urbanas, curiosidades cotidianas e registraram as histórias de vida da população que vive no limite.
Lançamento de livro e exposição fotográfica

"Trinta fotografias coloridas e em preto e branco, tiradas entre os anos de 2002 e 2008, além de uma pesquisa detalhada e recém lançada descrevem a cidade de Belo Horizonte sob uma ótica nunca antes apresentada: a capital vista a partir de seus limites.

A pesquisa realizada pelo Instituto Limites sobre a região que separa BH e outras sete cidades da região metropolitana mostra uma série de confusões e problemas da divisa. Nos limites, metade de uma rua pode ser asfaltada, e a outra metade, de terra. Parte dela pode ser iluminada, enquanto na outra é preciso fazer ligações clandestinas para se ter luz dentro de casa. Um morador pode ter o direito de estudar na escola da comunidade, perto de sua casa, enquanto seu vizinho deve cruzar vários bairros até chegar à escola pertencente à sua jurisdição. Em algumas vezes o lixo é recolhido somente até determinado ponto da rua, onde termina um município, permanecendo a outra metade suja, inutilizando o serviço de coleta parcialmente realizado.

Instituto Limites
O Instituto Limites é uma entidade sem fins lucrativos, formada por uma equipe multidisciplinar de jornalistas, fotógrafos, geógrafos, cientistas políticos e outros profissionais que têm como objeto as regiões que se encontram sobre a linha divisória de duas ou mais unidades políticas e administrativas. Seus objetivos são estudar e dar visibilidade à problemática dos limites, multiplicar os olhares existentes sobre as periferias, assim como contribuir para a sugestão de políticas públicas e práticas de desenvolvimento sustentável, capazes de aumentar a qualidade de vida das populações que habitam as regiões de fronteira."

Serviço:

"Os Limites de Belo Horizonte e os Limites da Luz"
6 a 27 de setembro

Local: Casa do Baile, Av. Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha, BH

Horário:

Dia 6, sábado: 15h- Mesa Redonda 17h - Lançamento do livro e da

exposição

Dias 7 a 27 (exceto segundas-feiras): Exposição fotográfica de 9h às 19h


Entrada Franca

Informações: 3277.7443



Um comentário:

Maria Virginia de Sousa Lima disse...

Obra Fantastica, de muita sensibilidade e harmoniosa. Mensagem transmitida com sucesso!!!

Parabens a todos!