terça-feira, 16 de setembro de 2008

Anzol

É um domingo nublado de manhã. A comunidade de Barra do Riacho se dirige à escola para participar da oficina de poesia.
Barra do Riacho é um povoado próximo a Aracruz, no litoral do Espírito Santo. Há alguns anos, a atividade econômica principal era a pesca. Agora, a indústria se estabeleceu, levando mais empregos, mais gente, contaminando o ar e modificando o modo de viver das pessoas desabituadas à violência.
Na oficina, há meninas e meninos de variada faixa etária e algumas mães, professoras ou não. O grupo musical Seresta Viva inspira a produção poética. É formado por senhores marcados pela vida, que chegaram à Barra do Riacho vindos da Bahia e de outros lugares. Renato leva temas para serem desenvolvidos pelos alunos. O de hoje são os acordes da música.
“Sem a noção do que é bom, não há como mudar o que é ruim. Se não, você não sabe contra o que está lutando, o que quer mudar e o que deve permanecer.”, diz Leylany, 30 anos. “Poesia não é só escrever rima, e sim o que a gente sente.”, Suéllen, 15.
E então, o que disse o Renato poderia ser a conclusão do projeto:



__Não espero poesia, mas que eles estejam bem.


Iniciativa Social Projeto Anzol

Escrevi depois da leitura do livro - Que arte é essa? A arte como forma de comunicação em comunidades. Autora: Náira Malze. Vitória: GSA, 2005. – que o Renato me deu em fevereiro de 2008.



Na foto, Renato e Tiemi. Gosto tanto de vocês!!!

Um comentário:

Gabriela Galvão disse...

Nossa, lembrei hah pouquinho muito do Renato: Alessandro (Negão) me chamou p ver a exposição do Luciano Cardoso, primo dele e amigo do Renato.

Ai deu uma saudade mas ñ foi saudade boa, tô sentindo falta, mesmo.


Pelo menos... Publica, Renato!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Desejo q esteja bem os dois.