quinta-feira, 3 de junho de 2010

Miscelânea da diferença



Esse é meu objeto de pesquisa. E é sobre a diversidade cultural e sua assimilação que ele fala, ao menos  sob meu ponto de vista. 
Fernando Vilela é um artista de cujo trabalho eu gosto muito. Ele interfere no espaço urbano com sua arte, fundindo as duas coisas, por exemplo, ao expor na parede da galeria, faz com que o traço tenha continuação na sanca do teto. Cola uma gravura na parede de um edifício, provocando a sensação de que ela seja uma nova janela. Uma das obras que achei mais lindas e impactantes foi a de colagens com fita crepe, que ele realizou em parceria com Stela Barbieri, em que 'reproduzem' os fios elétricos urbanos.
Lampião & Lancelote é o primeiro livro em que ele é autor e ilustrador e recebeu as mais importantes premiações em literatura infantil e juvenil: Jabuti, FNLIJ e Feira de Bolonha.
Mesmo antes de o livro ser premiado, quando ele entrou para participar do prêmio da Fundação (FNLIJ), eu era estagiária do GPELL, grupo votante no processo. E aí, eu recebia os livros das editoras, carimbava, cadastrava e distribuía aos avaliadores. Esse livro foi um dos que me deu dó de carimbar, aliás, acho que nem carimbei, expliquei à coordenadora do grupo que ele era preto, e tal, que não tinha espaço para carimbar! E eu lembro que me encantei com a obra, com as imagens, com a narrativa escrita, com o projeto gráfico, enfim.
Taí um livro que é uma obra de arte para ser apreciada por adultos, não apenas pelo público  majoritariamente pretendido.

3 comentários:

Gabriela Galvão disse...

Tô doida pra ver seu estudo! E o blog tah lindo, lindo!!!

Juliana disse...

obrigada!! pois, é, nem comecei a escrever ainda.

Gabriela Galvão disse...

(Nossa, e o Fernando Vilela eh um trem, meu deus! Mt bonito mesmo, o trabalho dele.)