quinta-feira, 10 de junho de 2010

biografema

hoje eu acessei a programação do festival de inverno da ufmg e adorei as oficinas de artes literárias. fiz uma disciplina sobre a obra da escritora Maria Gabriela Llansol com a Profa. Lucia Castello Branco e  foi uma experiência super prazerosa, muito boa. gosto bastante do jeito da Lucia de ver o mundo, de dar aula, de estudar literatura e admiro a atitude dela de se lançar às artes (dirige filmes, vídeos, enfim). um teórico com quem ela se identifica é o Roland Barthes. vou tentar ler alguns textos dele, ainda não li nada.

bom, mas a noção de biografia se relaciona com o fato de a pessoa escrever sobre si em determinado momento, tendo em vista certas lembranças apenas, e não a completa lembrança sobre sua vida. Dessa forma, ele omite alguns fatos, muitas vezes conscientemente, configurando, assim, uma escrita de ficção.

por biografema, está escrito na apresentação da oficina do festival, entende-se ser o que resta do sujeito em sua escrita de vida.

interessante!

(mas na data do festival, se tudo der certo, estarei em outras bandas, beeeem lá pra cima!)
ops! ficou parecendo confissão de suicídio? estarei bem lá pra cima das bandas do Brasil, tá bom?

Um comentário:

Gabriela Galvão disse...

Nossa, eu acho q ia me aqietar tanto sabendo mais disso! pelo menos eu ia poder teorizar e tentar engabelar melhor. Pq eu tô ali exposta da silva saura souza de albuqerqe, neh?!
Mas eh mt uma cura.

Depois me conta!!!

(Olha, vc como blogueira e estudiosa q eh, ia poder acrescentar tanto!)


Bjs, linda da silva saura souza d albuqerqe e alcântara!!!