quinta-feira, 17 de junho de 2010

cena de rua

região da praça Raul Soares, centro de Belo Horizonte, quarta-feira, 23 horas.

Da janela do ônibus vejo uma cena triste: duas senhoras com idade entre 60 e 70 anos, gordas, de chinelo nos pés (a noite estava bem fria) catam latas de alumínio no lixo. A rua estava imunda com a bagunça que fizeram; papéis espalhados, plástico, enfim, todo o resíduo do lixo estava pela rua. Eu pensei: "os lixeiros vão morrer de raiva quando passarem para a coleta e virem isto". E elas catavam as latas aceleradamente, com gana.

O que faz uma pessoa sair de casa à noite, no frio, para remexer no lixo urbano? É a total necessidade de sobrevivência, a total luta pelo sustento da família, pelo alimento vital.

'não sei porque', mas na hora me veio à cabeça a Paris Hilton. É um exemplo aleatório, mas foi a personagem que me veio ali, na hora, de dentro do ônibus, após ver aquela 'epifania' (?). Pois bem. A Paris Hilton nunca deve ter visto cenas assim, a não ser em noticiário de tv. Aqui no Brasil, – sei que esteve recentemente no SPFW – só deve ter sido levada a lugares da parte boa da cidade. Relacionado a esse fato, me lembrei também da terrível cena que presenciei quando trabalhava em um edifício na Praça Sete (outra praça popular do centro de BH) e uma manifestação sobre o encontro do BID foi violentamente repreendida pela polícia, como nos tempos da ditadura militar, como eu só havia visto em filmes. Nessa época, além de a cidade ter sido toda maquiada para o encontro, o governador Aécio Neves ainda varreu para debaixo do tapete toda a insatisfação dos cidadãos. Aliás, varreu, não, meteu bala de borracha e cacetete.

Há muitas coisas que o 'inglês' não vê no Brasil.


Um comentário:

Gabriela Galvão disse...

Esse povo cata a sujeira q a gente faz. Espalha; mas mais cata.

Eh tanta feiúra q nem sei.