terça-feira, 29 de abril de 2008

Ave, chocolate!

Foto: Juliana

O chocolate é um alimento funcional. Isto significa que, além de alimentar, ele é terapêutico, faz bem à nossa saúde. O componente responsável pelos benefícios do chocolate é o cacau, que, quanto mais presente, melhor!

O chocolate amargo é o que possui maior teor de cacau, menor quantidade de açúcar e de manteiga de cacau e não contém leite. Desta forma, entre o chocolate amargo, o chocolate ao leite e o branco, o primeiro é o mais indicado (com moderação) e o branco, o menos indicado terapeuticamente, por não conter semente de cacau e apresentar mais açúcar.

O cacau é um fruto rico em substâncias antioxidantes, nele presentes em maior concentração do que no chá verde, por exemplo. Assim, contribui para a prevenção do envelhecimento precoce, eleva a imunidade e atua como anticancerígeno.

Um dos melhores benefícios trazidos pelo chocolate é que a delícia aumenta o nível de serotonina, proporcionando sensação de bem estar às mulheres no período de TPM.

Quem gosta de doces e de chocolate é menos amargo!

Informações extraídas da matéria: Doce terapia, publicada no jornal Pampulha, Belo Horizonte, 15 a 21 de março de 2008. n. 925, p. 21. (com adaptações).

Nenhum comentário: