segunda-feira, 15 de março de 2010

Babaquização da cerveja

Sob meu ponto de perceber os 'movimentos' que por aí estão, no universo, no Brasil, me incomodam e nauseiam as propagandas de cerveja que associam as concepções machistas sobre a mulher. Tamanho é o desgosto provocado, que 'boicotei' a Skol há uns 7 anos, quando, depois de vários comerciais do tipo referido, a marca apresentou a Ivete Sangalo no meio de senhoras idosas, como se ela fosse um ser que nunca envelhecerá (nem me lembro bem como era o comercial, mas havia algo assim). Na época, fiquei me perguntando como aquelas senhoras aceitaram participar de tal absurdo e até hoje me pergunto como as mulheres se dão ao desrespeito de aparecerem em propagandas assim, em que são reduzidas a bundas e peitos - muitas vezes, artificiais - e a conceitos não menos reducionistas e ultrapassados, como dependência financeira, falta de inteligência, exercício de controle excessivo sobre o parceiro, etc. etc. etc.

Ai, que cansaço disso! Agora, quando eu já me encontrava exausta, vem a tal da 'cervejão' (nem lembro o nome da marca). Páreo duro com qualquer uma das que até hoje circularam. Merece, sem dúvida, a medalha da melhor série de propagandas de cerveja. Porém, as categorias do prêmio seriam a ideia babaca sobre o universo feminino do século XXI e o comportamento masculino babaca mostrado.

Hoje, ouvi na rádio que uma propaganda (de cerveja) estrelada pela Paris Hilton foi censurada pelo CONARP. O filósofo Renato Janini Ribeiro comentou sabiamente o assunto e mencionou todo esse histórico da publicidade (liberada, não censurada) que circula há tempos. Por que só agora veio a sensatez?

Bom, pensando (sempre) pelo lado bom, ainda bem que veio, não é?


2 comentários:

Gabriela Galvão disse...

Sabe q mts homens tb ñ gostam dela.

Gatão tda vez fala: 'coisa d playboy!' Pq pra ele -e pra mim, e acho q eh, msm- playboyzice eh atitude.

Mas olha, a propaganda eh algo mt poderoso, esses caras (publicitários) deviam pensar mais na responsabilidade social q eles teem.

Mas sim, ainda bem q veio!

Juliana disse...

E parece que só homem bebe cerveja.
As propagandas da Bohemia, sim, são comerciais de verdade sobre a bebida. Falam do processo de fabricação, enfim, sobre a bebida realmente e não, apelando para a 'filosofia Boninho'.