terça-feira, 11 de agosto de 2009

"Chinoca"

Intérprete oficial mexicana ganha prêmio de mandarim.

Ela é tradutora habitual das visitas presidenciais e ministeriais do México à China, nasceu na Macedônia, tem nacionalidade mexicana é casada com um mexicano. Entre os finalistas havia pessoas do Brasil, Austrália, Egito, Estados Unidos etc. O prêmio foi dois anos de estudos na China, um troféu, 10 mil yuanes, equivalentes a 1.464 dólares e outros regalos, como está dito na reportagem. O governo da China calcula que o ano que vem serão cerca de 100 milhões de estrangeiros estudando mandarim.
Olha que esperteza do governo chinês! Quanto mais pessoas dominarem seu idioma, mais fáceis ficarão suas relações comerciais com outros países. Além disso, a expansão da língua significa melhora em outros campos de atuação da China como o diplomático e de relações internacionais. E este prêmio é um grande incentivo para que o objetivo do país seja alcançado.
(Não é à toa que outro dia eu fui na Tok Stok e TUDO era "fabricado na China". A "Chinoca", como diz carinhosamente o Mauricio, que já negociou muito por lá, tá com tudo!).

Um comentário:

Gabriela Galvão disse...

A língua eh das coisas mais poderosas d uma cultura!

Ponto pra eles (ai mon dieu, arrepio soh d pensar em tanta tralha -impacto ambiental hípermaximegaultrasuperuber forte-)...