domingo, 27 de julho de 2008

12 anos de TV MURO



Andando pela calçada, vi, entrando em uma padaria, um rapaz de rosto conhecido. Ele era sorridente e parecia cumprimentar todo mundo. Lembrei, de um relance, quem era ele. Me aproximei e perguntei: “Você é da TV Muro?”

O que mais fascina no Chiquinho não é seu trabalho, inteligente, interessante, irônico e divertido. O que mais encanta é a pessoa que ele é.

O Chiquinho é um ser humano muito simples, como todos de sua família (como a Dona Maria, sua mãe, e a Fatinha, sua irmã). Durante o tempo em que se está perto dele, ouvindo suas histórias, as explicações sobre a TV, a trajetória como entrevistado em programas de grandes emissoras, a experiência pessoal, como servente da prefeitura e ex-aluno do curso de Jornalismo, é impossível deixar de sentir uma vontade enorme de ajudá-lo de alguma forma.

A paixão desse morador de Sabará, cidade histórica mineira, envolvida por lendas e pela fé católica, pelo mundo da tecnologia, das mídias e especialmente da televisão, contagia beneficamente quem reconhece nele um brasileiro que faz sua brincadeira acontecer. Ele estudou até o ensino médio e mora em meio a ladeiras antigas, igrejas barrocas, casas do período em que o Brasil era colônia e mistérios. Mas, diferentemente de todos os outros que ali nasceram, como ele, e vivem hoje na cidade, ele faz uma boneca ficar animada, faz as pessoas aparecerem ao vivo na TV e cria filmes usando o conteúdo que sua “cabeça doida”, como ele diz, imagina. Além de levar imagens às pessoas, para que elas possam interpretá-las à sua maneira e construírem, também, as suas idéias a respeito do mundo, Chiquinho leva educação.

Espero que nosso encontro ontem, pela manhã, quando conheci sua esposa (que ele trouxe do Vale do Jequitinhonha, com seis filhos e com quem tem o Tiaguinho), tenha sido proveitoso, porque ensinamos um pouquinho de informática básica (enquanto ele opera softwares de edição que desconheço), mas aprendemos muito mais do que ele possa imaginar.

2 comentários:

Gabriela Galvão disse...

Ai sensacional!!!! Eu quero conhecer td isso!!!

Unknown disse...

chiquinho faria Chaplin se encantar com a TV Muro ...
ele é brilhante ...