quinta-feira, 1 de abril de 2010

Estrada de ferro parte II

O funcionário da nova empresa fornecedora da alimentação do trem chegou com seu carrinho cheio de boas opções para o café da manhã: pão de queijo, leite com café, café puro, biscoito de polvilho etc. Era um rapaz muito gentil, conversou com uma senhora da frente e disse que mora em Governador Valadares. Logo, logo ele passou novamente anotando os pedidos para o almoço. Antes de chegarmos à estação de Timóteo/Acesita, ele serviu as refeições para quem havia encomendado.

Os passageiros que iam na minha frente eram de uma mesma família: a mãe, duas filhas de 10 e 12 anos, imagino, e um casal (irmã e cunhado da mãe das meninas). Era a primeira vez que passeavam de trem. Comentavam todas as paisagens, as partes do trem, etc.

Até bem pouco tempo eu não conhecia, ou pelo menos não me lembro se conheci, o vagão restaurante. É muito gostoso ficar ali! Tranquilo, vazio, com mesas e poltronas. Há também uma sala de leitura, bem iluminada, com alguns livros à disposição, uma bancada e cadeiras individuais.

Tive uma surpresa ao chegar à minha estação de destino, Intendente Câmara. Foi toda reformada e está muito legal. Fiquei feliz em ver que, apesar do notável desinteresse da empresa Vale pelo transporte de passageiros, algum investimento está sendo realizado. E acho que isso deve permanecer porque há muitas pessoas que utilizam efetivamente o trem e pessoas simples, para quem muitas vezes o valor da passagem é mais econômico comparando-se com a de ônibus, além de oferecer mais segurança.

Gostei muito do visual da estação, com bancos em madeira, lembrando o clima vintage...da próxima vez vou registrar em foto!

Meu relato de viagem acaba aqui, mas deixo o link:

trem de passageiros da Vale



Um comentário:

Gabriela Galvão disse...

Ah, pois eh, o q eu lembro d curtir eram as comidinhas, huhuhuh Mas pq agentelevava! Se dependesse do q tinha no trem, 'távamos n'água'! E opovo q vendia na beira do trilho vendia bem rápido, isso era meio emocionante, dar o dinheiro e ñ levar, hahah Tb lembro q o papai falava mt duma carne q tinha no restaurante na época dele.

Q legal q reformaram aqela estação!, jah ñ era sem tempo!

Bisous!!!