sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

wrap



Agora sim, a foto do wrap, de que fiz propaganda na postagem de inauguração de 2010.

O recheio era de cupim assado, cream cheese com geléia de pimenta, cenoura, alface rocha, tomate e temperos verdes. estava maravilhoso. A massa é comprada pronta, nem sei como se chama...(vou perguntar a ele, meu gourmet).

Hoje eu estava lendo uma reportagem que saiu na revista da TAM nº25 (Sabores nas nuvens; chef Helena Rizzo na capa) e achei super interessante uma parte que diz assim:

"A pizza é um prato que desde seu país natal recebeu adaptações regionais, em função dos ingredientes disponíveis. Aliche, atum e frutos do mar cobriam os discos da região mais mediterrânea e do sul, enquanto nos bosques e montanhas da Toscana e do Piemonte ganharam a cobertura do funghi." (p. 97)

Quando li isso, eu fiquei 'gostosamente' pensando que, dependendo do lugar em que estou, gosto de pedir determinado tipo de comida – eu digo pedir porque quando a gente está hospedado na casa de alguém ou em um contexto parecido, a gente 'come o que tiver' e com a maior satisfação. Mas o comentário que vou tecer diz respeito a situações em que eu posso escolher.

Pois é, quando estou na praia, não gosto de escolher picolé de chocolate, por exemplo. Prefiro pegar um de côco, de maracujá, de manga, de cajá. A tapioca, prefiro comer a de côco, tradicional e típica da praia, ao invés de pedir uma de presunto e queijo, ou sei lá...de frango com catupiry.

Na minha mais recente viagem de trem na estrada de ferro Vitória a Minas, fui até o carro restaurante, pedi um lanche e para acompanhar, um guaraná. Mas eu queria o guaraná Coroa. Queria combinar o clima da viagem com um refrigerante local, popular. Porém o menino que atendia não entendeu, disse que a garrafinha do Coroa era muito pequena e me trouxe um outro, que além de não combinar com a atmosfera ferroviária, tinha um sabor muito ruim.

Então, eu achei legal aquele trecho da reportagem porque, realmente, para cada região há um tipo mais adequado de cardápio.

É claro que, se eu moro na praia, não vou comer peixe todo dia, porque enjoa. Nem quer dizer que uma pessoa que mora no Norte de Minas tenha que beber cachaça e comer carne de sol todo dia. Mas quando estamos fora do nosso ambiente, variando a rotina, experimentando sensações, na minha opinião é muito bom 'entrar no esquema'!

Ás vezes, embarcar em um prato muuuito diferente pode ser uma cilada, mas se eu não experimentar, como vou saber? Por outro lado, confesso: muitas vezes prefiro continuar a pedir o que tenho costume.

2 comentários:

Gabriela Galvão disse...

Deu água na boca!!! E sim, d acordo c o lugar, dah mais vontade d um trem e menos d outro. Além disso, eh bom experimentar comidas novas, típicas do lugar q se visita, tal. Eu melhorei mt, meu cardápio ainda eh mt restrito, mas fico feliz qd provo coisas q ñ comeria antes. Tipo o chile!
(Ateh risoto, se bobear, eu acabo provando... huhuh)
Bisous!

Juliana disse...

:o)