sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Beleza da sonoridade da língua

Para mim, a língua francesa e a espanhola são deliciosas de falar e ouvir. E também muito belas. Mas a mais bonita para mim é a portuguesa. Um amigo, o Cláudio, disse: "Sim, mas eu queria ouvir sem entender, para perceber melhor".

Passeando pelo blog espacollansol, ouvi áudios da escritora Maria Gabriela Llansol e constatei que é possível distinguir o som ao qual estamos acostumados – e, talvez por isso, não vejamos tanta novidade assim – e notar a beleza do português.

Na tv fechada a gente também pode ter esta experiência, assistindo àqueles canais... RTP... é português, mas não dá pra entender nada! E o sotaque, quer dizer, a pronúncia, porque o Saramago disse, né... "a língua é minha, o sotaque é vosso", é tão musical! E aquele "s" que os cariocas, paraenses e alguns nordestinos (alguns porque o baiano, por exemplo, não sabe se puxa ou se não puxa) ficaram pra eles com toda a sabedoria, é o máximo!! Eu, quando era criança, passava uns tempos no Rio e voltava pra Minas falando "Beatrixx"!

Um comentário:

Gabriela Galvão disse...

huahuahauah, isso era 'a' onda!, huahuahauhah

Português eh demais, eu ainda acho o mais belo. Mas assim... sem dúvidas e disparado!


Bisous!