terça-feira, 19 de maio de 2009

Autenticidade

Há um tempo eu tinha uma frase em mente:
"A felicidade está muito próxima da verdade." Não sei onde li... bom, naquele momento, eu dava os primeiros passos no aprendizado do auto-conhecimento. Comecei chutando o balde (com responsabilidade) e apostando tudo naquilo que realmente tem a ver comigo e que me dá prazer. Algumas leituras literárias, filmes, músicas, a convivência com diferentes pessoas...tudo isso ia acendendo na minha cabeça algumas luzes, sinais de alerta à percepção. A terapia de quase 2 anos com uma psicóloga deu o empurrão mais forte em direção às minhas verdades interiores.

Cada pessoa é única. Não existe cópia, não existe falta de originalidade em se tratando de ser humano, de indivíduo. O próprio significado do substantivo, na Biologia, é: ser particular de cada espécie. PARTICULAR!!
Há aqueles indivíduos (espécie humana) que copiam, copiam, copiam. Mal sabem eles que são singulares e, portanto, deixar de querer ser como o outro e de ver beleza apenas no quintal ao lado é fundamental para descobrir o eu. Isso não é fácil. O que quero dizer é que é uma maravilha.
Por isso, dou o link para o post da Raquel, do brechó Brilhantina (na Savassi). Leiam, por favor. Eu pensei em colocar o texto aqui na íntegra, com medo de que vocês não clicassem no link para ler.
Então, para aguçar a vontade, aí vai um pedaço:


eu estava construindo meu estilo, conhecendo e/ou reconhecendo minhas idéias, meus interesses e, portanto, separando-me das idéias e interesses dos outros.
escolhi o risco de ser criticada por não estar de longo em detrimento do risco de não me sentir confortável de vestidão. e, pelo jeito, acertei! não me senti mal em ser uma das únicas de vestido curto, as críticas não aconteceram - pelo menos, que eu saiba - e até recebi alguns elogios.
ao fazermos escolhas, escolhemos os riscos e nem sempre calculamos bem o que mais nos importa. a partir do momento, porém, que se torna mais claro, pra gente mesmo, qual a mensagem que queremos transmitir com a roupa que vestimos, erramos menos e nos preparamos melhor para as críticas que vierem.

Um comentário:

Gabriela Galvão disse...

Ateh qd a gente acha q tah inventando, pode estar copiando.

Mas eh isso: ñ tah, pq nem sabe!!!

Ai, pois eh!!!: td mundo eh singular, p q tentar ser diferente, tenatr ser igual...

O lance eh estar confortável s desrespeitar o outro, o resto eh bobagem!