quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

É assim, mas não tem que ser assim

[O título deste post está em uma das frases ditas n´O curioso caso de Benjamim Button.]

As pessoas têm preconceito contra mulher solteira. A mulher divorciada não sofre preconceito (pelo menos, não tanto, creio eu) porque já casou, então, "tá perdoada". Já a viúva, segundo a irmã de minha madrinha, sofre tanto preconceito quanto qualquer outra; ela jamais imaginou que passaria por isso.

Por que é que todo mundo tem que casar? Por que é que todo mundo tem que ter filho? Mais: por que é que todo mundo tem que casar dentro de uma faixa de idade? Onde está tatuado no corpo da pessoa a sua validade? A maturidade não ama? Não dança, não se diverte, não contribui com o turismo, o comércio, a cultura?

Formulei uma hipótese para a inexplicável preocupação: a cobrança pelo casamento se deve à necessidade de mais gente sobre as quais falar mal. Sim, porque se você está sozinha, os coitados só têm um assunto. Agora, se você se casa, há o marido em quem descer o pau, a família do marido, depois os seus filhos, motivo de disputa, competição: o meu é mais isso, o seu é mais aquilo...e o circo pega fogo, a sua cabeça não escapa das chamas... esquenta! E todo mundo fica vivendo para os outros, a serviço da peneira, aquela que tapa o Sol, sabe?

Uma mulher que me pergunta se li Marley e eu, se assisti ao filme, mereceria uma resposta tipo: "Não li, não quero ler e tenho raiva de quem leu."
Porém, me ative apenas ao: "Não."
Mas a certa altura da conversa, sobre a idade de casar, fui um pouco impaciente e - não tem jeito, sou assim, posso tentar melhorar na terapia - fico com isso na cabeça, com raiva, pensando na resposta que poderia ter sido dada e não foi.

Por sorte, lendo dois posts da Bi, fui lavada na alma. Pena que a mulher nunca terá acesso a isso porque a cabeça é tão... a pessoa é tão mentecapta que não capta o que o mundo está dizendo a ela.

link 1 - link 2

As pessoas podem fazer suas opções, todos são livres para escolher como querem viver; cada pessoa estabelece um tipo de objetivo em sua vida pessoal, porém, ninguém tem o direito de cobrar do outro uma opção idêntica à sua.





Um comentário:

Gabriela Galvão disse...

Ô lindeza, q bom q deixou a alminha 'arvinha'!

Qt à mentecapta, ñ nada teria impacto nela. Coitada dela. Ñ gasta as pestanas pensando nas respostas, talecoisa... E vc ateh falou umas coisinhas, soh q como ela ñ capta, ela soh fez careta, eh o máximo q o ser se abala... (Qd vc falou das viagens s namorado)

Bisous