quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

São Francisco de Assis

São Francisco de Assis nasceu na Itália, no século XII (1181). Ele deixou todas as coisas desnecessárias à sobrevivência e à relação com a natureza, para viver em pobreza e em harmonia com o próximo. Foi um santo, diríamos, engajado na causa ecológica, por isso, conhecido pelo respeito aos animais. Os estigmas em seu corpo lembram os de Cristo crucificado, daí ele ter sido chamado de "alterchristus", ou o novo/outro Cristo. Teve uma relação próxima com Santa Clara, a qual fundou a ordem franciscana feminina.

Foi uma das coisas mais bonitas que já vi, a apresentação em voz e violão da música de Vinícius de Moraes por dois alunos da ufmg: Fernando Noronha e Kleber Pontes, dentro da programação do evento Fratello Sole, Sorella Luna: Francisco de Assis ontem e hoje, na Letras-ufmg. Era assim que ele se dirigia aos elementos da natureza: irmão Sol, irmã Lua, irmão vento...

Bonita também a legenda que os alunos do italiano fizeram para uma ópera que representa a vida de "San Francesco". Está sendo muito boa a semana, com presenças especiais, como Ronald Claver e pessoas que conheci (Juliana e José).



O cântico ao irmão Sol

Altíssimo, onipotente e bom Senhor, a ti subam os louvores, a glória e a honra e todas as bênçãos!
A ti somente, Altíssimo, eles são devidos, e nenhum homem é sequer digno de dizer teu nome.
Louvado sejas, Senhor meu, junto com todas tuas criaturas, especialmente o senhor irmão sol, que é o dia e nos dá a luz em teu nome.
Pois ele é belo e radioso com grande esplendor, e é teu símbolo, Altíssimo.
Louvado sejas, Senhor meu, pela irmã lua e as estrelas, as quais formaste claras, preciosas e belas.
Louvado sejas, Senhor meu, pelo irmão vento, e pelo ar, pelas nuvens e o céu claro, e por todos os tempos, pelos quais dás às tuas criaturas sustento.
Louvado sejas, Senhor meu, pela irmã água, que é tão útil e humilde, e preciosa e casta.
Louvado sejas, Senhor meu, pelo irmão fogo, por cujo meio a noite alumias, ele que é formoso e alegre e robusto e forte.
Louvado sejas, Senhor meu, pela irmã, nossa mãe, a terra, que nos sustenta e nos governa, e dá tantos frutos e coloridas flores, e também as ervas.
Louvado sejas, Senhor meu, por aqueles que perdoam por amor a ti e suportam enfermidades e atribulações.
Benditos aqueles que sustentam a paz, pois serão por ti, Altíssimo, coroados.
Louvado sejas, Senhor meu, por nossa irmã, a morte corpórea, da qual nenhum homem vivo pode fugir.
Pobres dos que morrem em pecado mortal! e benditos quem a morte encontrar conformes à tua santíssima vontade, pois a segunda morte não lhes fará mal.
Louvai todos vós e bendizei o meu Senhor, e dai-lhe graças, e o servi com grande humildade!




Um comentário:

Gabriela Galvão disse...

Tem dois 'Sãos Franciscos'? O d Assis e o Xavier? Ou o do colégio ñ era santo?
Eu acho maior bonitinhas, as imagens dele. O passarinho no ombro, fofo!

O irmão sol hj tah acanhado e eu tô achando eh bom!

Bisous!!!!!!