sábado, 11 de outubro de 2008

Vontade própria

Resolvi inserir os tags aqui depois de ler o artigo de Carlos Frederico B. d'Andréa: Ler, escrever, editar, comentar, votar... Os desafios do letramento digital na web 2.0 , publicado na Revista Língua Escrita.


Ele fala do Letramento digital e da Web 2.0. Este termo refere-se aos recursos oferecidos por um site que permitem a construção e edição de conteúdo pelo usuário, diretamente no ambiente de leitura. O conceito de Letramento digital se relaciona à capacidade do internauta de utilizar (e saber procurar como fazer para utilizar) os recursos de um site ou blog.


A certa altura do interessantíssimo artigo, o autor diz:

Para Battelle (2007, p.5), “a busca está construindo possivelmente o mais duradouro, forte e significativo artefato cultural da história da espécie humana”, pois na caixa de busca os usuários digitam “todos” seus desejos, necessidades e preferências.


Pois, é, no blog, pelo menos aqui no blogger, acho que o mecanismo de que o leitor dispõe são esses marcadores, por assunto, categorizados pelo autor do blog.


Uma observação: pelo que entendi, a Web 2.0 (o termo) não é usada só para sites feitos pelo usuário, como o You Tube e a Wikipedia, mas também, para sites em que há interação, por meio de comentários e sugestões, por exemplo.


O que ocorre nesse novo comportamento social que é a utilização da internet para a interação, consequentemente, para a prática da linguagem, é o exercício da escolha. Eu só comento (estou usando "eu" me referindo às pessoas) em blogs ou sites cujos assuntos lidos me despertaram interesse em escrever e emitir opinião sobre eles. Só clico em links escolhidos. Só baixo arquivos que quero visualizar ou ter em meu pc. Só entro em sites cujo layout me atrai.


Então, a subjetividade, o gosto pessoal, o direito de escolha aparecem no ato de navegação na internet.


Para que as escolhas sejam realizadas de modo consciente, saudável, produtivo, positivo, construtivo, ético... é necessário que princípios extremamente anteriores ao computador, e à máquina de escrever sejam ensinados e praticados, antes do momento em que o Letramento digital se inicia.


Eu acho (não "acho" no sentido de não ter certeza, mas no sentido de "eu penso isso") que o próprio Letramento digital é uma escolha.



Nenhum comentário: